Os vegetais também são para os homens





No Restaurante da Quinta de 4ª a 6ª feira o nosso menu é vegetariano. ( salvo intolerância aguda aos vegetais)
"- eu não sou vegetariano, vou marcar para sábado ou domingo.."
Esta frase é recorrente quando nos telefonam para reservar, e digo-o no masculino porque normalmente são os homens que se mostram absolutamente avessos a fazer uma incursão no mundo dos vegetais.
Claro que felizmente é cada vez menos uma regra, mas é engraçado como ainda existe muito medo que "o vegetariano" se cole :-)
Comer uma, ou duas, três vezes, um prato vegetariano não faz de ninguém vegetariano. E se fizesse ... ?
Acho que há muitos homens, especialmente a partir dos 40 e tal/50 para quem só o sugerir uma refeição vegetariana é quase uma enorme ofensa.
A frase  "-  vegetariano nãooo !" é dita com um tal ênfase que mais parece a resposta a um insulto, quando a pergunta foi :" - prefere o prato vegetariano ou carne?"
Não tem nada a ver com gostar ou não gostar, nem tão pouco com hábitos de gerações, é algo bem mais "profundo" o que os impede de ceder.
Dá a sensação de que nas suas cabeças "ceder" a UMA refeição vegetariana é aceitar perder um pouco da sua virilidade, será um processo inconsciente,  mas só assim consigo arranjar explicação para tanta aversão a EXPERIMENTAR.
Mas entretanto é muito engraçado constatar que quando as travessas chegam à mesa, e quando depois da insistência da familia, lá cedem a muito custo (melhor que ninguém veja que estão a tocar num prato vegetariano), quase que envergonhados, a experimentar " - só um bocadinho", muitas, mas muitas das vezes a resposta é "- isto até é bom..."
Percebemos perfeitamente que o façam com reticências e não com um ponto de exclamação. há sempre uma fase de adaptação :-)
Mas como é mais do que óbvio comer vegetais não tira nada, só dá e muito.
Comer vegetais, especialmente vegetais biológicos acabadinhos de apanhar, é sem dúvida uma experiência a não perder.
E no pingo do Verão, num dia de férias em que a praia não esteja no seu melhor, altura em que da horta explodem todos os dias tantos e maravilhosos frutos e legumes, vir almoçar ao Restaurante da Quinta é mesmo uma experiência a não perder.

ps: se mesmo assim, depois de todo este esforço ainda houver alguém no grupo que não vem se não houver carne, não seja por aí, pode vir que vai ter carne ao almoço.

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.