Ser Agricultor é obra!

(Esta fotografia está tão bonita como o dia em que foi tirada...)


E ainda dizem que é fácil, que agricultor é quem quer !??
Agricultor é quem pode! quem aguenta, arrisca, espera, reza, quem aceita sem desistir. Ser Agricultor é obra.
Ser agricultor é aguentar dias assim ... e rezar ... De repente, sem autorização nem anúncio volta o Inverno... mas não era para voltar. O tempo é sempre para a frente, ou não ouviram dizer? quando entramos na Primavera não voltamos ao Inverno!! Ninguém avisou que era assim ?
É que já começa a ser hábito o tempo trocar-nos as voltas.
Não há direito !!!
Vem aí a Primavera. No planeamento está previsto plantar, plantar, plantar...
E as plantações começam, na rua o que é de rua, na estufa o que é de estufa.
Courgettes na rua, plantinhas pequeninas e frágeis. Na estufa centenas de tomateiros ainda imberbes. Todos clamam por sol e calor para crescer e vai daí trocam-nos as voltas e vem o frio, o gelo, a chuva gelada.
Nos pomares as árvores começam a florir, e nós a fazer contas: este ano estão bonitas com muitos gomos florais o que quer dizer com muita flor, e muita flor muita fruta.
Vem a chuva e o gelo e "trás" !!! ... flores a cair para o chão. Tantas flores no chão, e ainda não contentes mandam granizo para que não reste nada.
Mas elas lá se aguentam porque flor de árvore de fruto é quem pode.
E ainda dizem que é fácil, que agricultor é quem quer !??
Agricultor é quem sabe disto tudo e continua a insistir que é por aí que quer ir.

1 comentário:

  1. Realmente este tempo anda muito estranho!
    Acabei de plantar tomateiros e pimenteiros no meio da semana passada a pensar que o tempo finalmente ia começar a aquecer e de repente parece inverno outra vez! E nem as roseiras estão a crescer e eu plantei tantas daquelas de David Austin e estou ansioso para vê-las crescer por todo o lado. Plantei-as no jardim, na horta no pomar e até plantei daquelas de trepar ao longo da vedação de arame e estou ansioso para vê-las crescer e ficarem cheias de rosas de todas as cores e feitios!

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.