A plantar o nosso 1º Pomar Bio !!!!



Hoje, dia 9 de Março estamos a começar a plantação do nosso primeiro pomar de fruta biológica !!!!
Que excitação !!! há tanto tempo à espera finalmente vamos começar com muita convicção e um enorme empenho para que daqui a três anos possamos começar a apanhar a fruta mais deliciosa.
Vamos começar com alperces, tinha que ser ! adoro alperces !! e abrunhos porque são muito saborosos e resistentes.
Temos perfeita noção de que não é fácil e que é mais um enorme desafio que estamos a começar.
O facto de termos que esperar 3 a 4 anos para ver os primeiros resultados não nos faz desanimar mas fez-nos pensar.
Não há qualquer dúvida de que a fruta é ainda o calcanhar de Aquiles da produção bio em Portugal. Há realmente muito pouca produção para a procura que é cada vez maior. Normalmente somos 7 cães a um osso, o que é maravilhoso para valorizar a produção mas que nos deixa sempre de água na boca... :-)
Apesar da grande azáfama da plantação: preparar o chão, marcar os pontos para plantar as árvores, abrir as covas, preparar as ditas e planta-las é mesmo o mais fácil de todo o processo.
É difícil produzir fruta em modo biológico e o nosso clima, quente e húmido, ainda complica mais a coisa.
Começa logo na floração/vingamento, enquanto em produção convencional já existe uma grande ajuda (química) no vingamento do fruto, em produção biológica temos que rezar para que as abelhas façam um maravilhoso trabalho e para que na altura da floração as condições atmosféricas estejam de feição, dias sem vento, sem chuva e quentinhos são o ideal para um bom vingamento.
Depois, durante o período de crescimento do fruto, temos que rezar para que os fungos não se lembrem de invadir o pomar e para que as armadilhas para os bichinhos indesejáveis funcionem.
Correndo bem todo este processo vamos ter fruta maravilhosa.
Já estou a sonhar com o gozo que nos vai dar juntar aos melhores morangos do mundo, os melhores alperces, os melhores abrunhos e não tarda as melhores ameixas, pêssegos, peras e maçãs.
Acredito que achem estranho este assunto gerar tanto entusiasmo mas é o que acontece quando sabemos e sentimos na pele o que tudo isto custa :-)

2 comentários:

  1. Um pomar a grande escala é realmente um pouco mais complicado, mas o meu avô tem um pomar no norte com todo o tipo de frutas e nunca usa nada a não ser "mesinhas" naturais. Por exemplo, nas videiras ele usa água com leite (contra o míldio) e tem sempre uvas com fartura e costumam ser muito doces. Ele também planta ervas aromáticas e flores entre as árvores de fruto e diz que é para atrair os insectos bons!
    Eu também vou iniciar o meu pomar agora no meu terreno e já plantei várias fruteiras tipo Mirtilos, amoras, etc. O meu sonho é ter frutas saborosas e saudáveis como as do meu avô porque sou vegetariano e adoro frutas!

    http://zed22.com/sebe/pomar.html

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.