Plantações de Primavera



No nosso campo começamos agora a plantar para a Primavera.

Se é verdade que a Primavera no calendário começa em Março, na realidade começa cada vez mais tarde.
Acho até que a única razão porque não podemos andar com as estações um mês para a frente deve-se ao facto de o número de horas de luz continuar a bater nas datas certas. Sem dúvida que de há alguns anos para cá, se falarmos de temperaturas e chuva, o Inverno entra pela Primavera dentro e o Verão pelo Outono.
E aqui pelo campo estas maluqueiras não ajudam nada. Se por um lado sabemos que quanto mais cedo plantarmos mais cedo colhemos, por outro plantar cedo pode implicar um enorme risco.
A decisão de plantar, por exemplo tomateiros em Janeiro, pode correr maravilhosamente bem e vamos conseguir ter os primeiros tomates talvez lá para o início de Maio, ou pode correr muito mal e um dia, depois de uma noite de geada, chegarmos à estufa e encontrarmos as plantinhas todas queimadas...
Preferimos jogar pelo seguro.
Com a chegada de Março vamos começar a plantar os tomateiros, o feijão verde, as beringelas, as courgettes, os pepinos e os pimentos !!!
Vamos poder finalmente largar as couves do Inverno.
No fundo é para isso que servem as estações, para nos trazerem cada uma as suas especificidades e não nos deixarem cair na monotonia.

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.