Quanto tempo demora a crescer?




Ontem alguém nos enviou uma mensagem a perguntar "- Por curiosidade, quanto tempo demora a crescer uma alface?"
Um bocadinho mais tarde começaram a cair em catadupa no meu telemóvel uma chuva de lindas fotografias vindas diretamente da horta, enviadas pelo João Maltesinho, um dos nossos meninos do campo, que ilustram na perfeição todo o processo e eis que tenho tema para hoje.
Todos sabemos que a vida começa na semente, as alfaces tal como os outros vegetais não são exceção.
A vida começa no dia em que a semente é lançada à terra, daí até estar prontinha para apanhar, muita coisa pode acontecer. No fundo estamos a falar de uma vida e uma vida bem especial, uma vida que depende de quem a cuide. Bons cuidadores dão boas alfaces :-)
O princípio da vida começa no viveiro (a maternidade) onde se faz a sementeira nas placas.
Até estarem prontas para passarem para o chão, no fundo darem os primeiros passos, são mais ou menos 3/4 semanas (no Inverno demora sempre mais).
Entretanto aqui na estufa há que preparar a terra, estrumar, frezar, montar a rega e depois plantar.
Depois é cuidar até estarem prontas a apanhar. São 9/12 semanas de cuidados, a regar, a mondar (retirar as ervas que vão nascendo), e a terra que é mãe, depois de bem preparada, lá se vai encarregando de as alimentar.
Nós, médicos e pais de serviço, temos que as manter saudáveis, com mezinhas caseiras ou outras mais profissionais mas recorrendo sempre e só a "medicinas alternativas".
E são estas alfaces com uma vida de luxo que depois de apanhadas vão parar a sua casa. O trabalho que dão, mas também a satisfação, não tem preço.

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.