Feitos num molho de brócolos




Hoje o tema não podia ser outro. É verdade, já está esgotado, não há quem não opine sobre as eleições americanas, mas até pareceria mal ir falar de outro tema quando o mundo está realmente feito num molho de brócolos.
Mas a mim o que me parece importante é perceber o que está a levar a humanidade neste sentido, sim porque "os americanos" não são assim tão diferentes de "nós".
Será que são só os americanos que vão por este caminho?  não andamos todos nós preocupados apenas com o nosso umbigo? No fundo o que os americanos dizem votando como votaram é que se estão simplesmente borrifando para o resto do mundo, que não lhes interessa minimamente pertencer ao mundo global, que não se preocupam com os problemas dos outros, que não querem nem saber das alterações climáticas... que se para o mundo ser um sítio melhor eles vão ter que perder "qualidade de vida" então que se lixe o resto do mundo ... (como se fosse possível não dependermos uns dos outros..)
Será que somos assim tão bonzinhos como queremos fazer parecer? não será o ser humano, pela sua natureza pouco dado a partilhar?
Partilhar o que temos de melhor, querer o bem dos outros e não apenas o nosso, preocupar-mo-nos com assuntos que não nos tocam diretamente nem aos nossos, será para todos? ou não apenas para uma pequeníssima percentagem de seres humanos que consideramos pessoas especiais?
Se num assunto tão leve como por exemplo a necessidade de reciclar, de fazer menos lixo, de poupar recursos, a maior parte das pessoas fica a olhar com ar de enfado e a pensar - será que acham que me vou preocupar com isso? tenho mais que fazer ...

Globalizar é maravilhoso quando nos tocam todos os bónus que daí advêm. Se globalizar trás penalizações, obrigações, preocupações, estamos para aí virados?
É que para conseguirmos um mundo melhor é mesmo por aí que temos que ir, parar, pensar e retrair todas as nossas aspirações, ter capacidade de oferecer o que temos de melhor em troca de nada.
Um gigante desafio para toda a humanidade, ou melhor, não para todos, apenas para todos aqueles que aqui vivem achando que o mundo existe para os servir.
E quem são eles? perguntam. Todos nós deste lado do mundo que vivemos que nem reis num mundo cuja única preocupação da maioria dos habitantes é ter o que comer no dia seguinte.
Pesado? pois é. ("- parem lá com isso, estou farto de desgraças, o que EU quero é que não me chateiem..." ) e pronto!

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.