30º e Brócolos



Isto a propósito de brócolos. Sim porque este ano plantámos um mega campo de brócolos para que não faltem aos nossos clientes.
Podemos dizer que os brócolos estão para o Inverno como o tomate está para o verão. É o produto sensação!
Inicio de Novembro, friozinho de Outono, já algumas geadas noturnas.... o ideal para as couves crescerem ... tudo na horta se prepara para podermos colher os primeiros brócolos.
Ah pois!! mas não !!! estamos no inicio de Novembro com calorzinho de verão, chuvinha, seguida de sol abrasador, tudo na horta nos faz temer pelas nossas couves.
O calor traz a borboleta branca que por sua vez deixa ovos que vão resultar em lagartas que se deliciam com a visão de um campo cheio de couves.
O calor traz a mosca branca que ajuda nos estragos.
E quando ao calor se segue chuva que puxa mais calor temos uma forte probabilidade de ter uma plantação estragada com podridões...
E não há como proteger as couves. Não há ar condicionado que valha, não há guarda chuvas gigantes, nem modo super eficaz de afastar estas borboletas.
Será muito pedir algum bom senso ao "tempo"? que se deixe de querer armar em Verão? bem sabemos que é mais fácil agradar aos citadinos, que são mais que as mães e oferecer-lhes uns dias extra de praia e esplanada.
Mas afinal será que já se esqueceu que aqui no campo dependemos totalmente dele?
É que aqui contamos com ele como de pão para a boca.

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.