Isto é tão grande!! E é biológico?


O mito de que tudo o que é biológico tem que ser pequenino é realmente só um mito.


- O tempo faz crescer...
Para quem anda nestas lides da agricultura nem que seja numa pequena horta em casa, sabe que há certos legumes que, não sendo apanhados continuam a crescer, a crescer...
As courgettes por exemplo há quem diga que se ficarmos a olhar para elas ( de preferencia sentados e à sombra) conseguimos vê-las crescer. Depois há ainda outros como as beringelas, os pimentos, os pepinos, as alfaces, as couves,o alho francês, a beterraba... que não sendo apanhados a tempo e horas continuam a crescer.
Claro que outra coisa é a rapidez com que crescem. Quando não se usam aceleradores de crescimento tudo acontece mais devagarinho,mas não deixa de acontecer.
Por isso uma courgette enorme, uma alface que vale por duas, uma beringela gigante não quer dizer que se tenham usado aceleradores de crescimento, pode, pura e simplesmente querer dizer que não foi apanhada no tempo certo.
Depois há outra história que é a dos frutos como os morangos e o tomate que só crescem até começarem a amadurecer. Aí sim o tamanho depende de várias condicionantes.
- Uma boa alimentação faz crescer ...
Plantas mal alimentadas ficam raquíticas, tal qual acontece connosco.
Uma alimentação saudável é meio caminho para uma vida saudável, com as plantas acontece o mesmo.
À alimentação das plantas chamamos fertilização. Em MPB*  a fertilização é essencial. Não tendo acesso a "suplementos vitaminicos" ou mais bem dito, adubos químicos, temos que prevenir e alimentar bem na "infância".  Se não prepararmos o solo para receber a planta, com uma boa matéria orgânica, o natural é que as plantinhas demorem a crescer e que o resultado não seja muito animador.
Por isso primeiro passo para plantas saudáveis: disponibilizar alimentação suficiente para o seu crescimento. Conseguir determinar a quantidade certa de alimento já requer muita experiência, até porque cada planta e cada produto tem as suas necessidades. Tendo em conta que produzimos  20 e tal produtos diferentes aqui na Quinta será mais ou menos como ter 20 filhos e saber em cada altura do crescimento qual a dose indicada para manterem a linha ... não é fácil. Por vezes excedem-se...
- Os dias maiores e o calor também aceleram o crescimento
Depois de meses à mingua, a rezarmos para que as plantas cresçam depressa, de repente com o aumento das horas de luz e com os dias cada vez mais quentes, tudo explode (literalmente)
- A variedade da planta ...
como imaginam há inúmeras variedades de cada espécie de legume ou fruto, umas maiores, outras mais pequenas.

E este é o assunto da semana porque acabámos de apanhar os primeiros tomates e são GIGANTES e quando aparecem tomates gigantes ficamos logo aflitos. Se não tivermos oportunidade de explicar o porquê deste crescimento desmesurado, já sabemos que vão olhar para eles e dizer
"- ah isto é tão grande!! e é biológico? hummmm ....."

* modo de produção biológico

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.